Feito por : Gean Santos
15 de novembro de 2022 🕒21:29 - atualizado às 23:39
A Copa do Mundo se aproximando, os descontos oferecidos na Black Friday têm sido antecipados pelas principais companhias varejistas; móveis e eletrodomésticos estão entre os mais desejados.
O mês de novembro é um dos meses mais aguardados pelo varejo brasileiro, por uma razão: a Black friday. O evento acontece, tradicionalmente, na última sexta-feira do mês; dia 25, neste ano - mesmo período da Copa do Mundo.
A excepcionalidade deve favorecer as vendas no comércio e resultar em um faturamento recorde, segundo projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Uma pesquisa recente, a instituição estima que a Black Friday de 2022 "deverá movimentar R$ 4,21 bilhões e registrar a maior movimentação financeira desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional em 2010".
Caso as expectativas se confirmem, o faturamento das vendas deve registrar uma alta de 1,1% neste ano - descontada a inflação -, em comparação com o evento de 2021. No ano passado, o dia de descontos resultou em R$ 4,17 bilhões em vendas no Brasil.
Produtos mais desejados
Segundo a Pesquisa Black Friday 2022, do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado do Consumo (Ibevar), as vendas do "uniforme brasileiro" devem representar uma alta superior a 1724%, por conta da eventualidade.
Não colocado camiseta da seleção, entre os itens mais desejados estão:
.TV;
.Smartphones - o que inclui o iPhone da Apple;
.Geladeira;
.Tablet;
.Xbox e PlayStation 5;
.Aspirador de pó;
.Notebooks;
.Máquinas de lavar;
.Drones;
.Panelas elétricas;
.Cafeteira elétrica;
.Micro-ondas;
.Ar-condicionado;