Confira o mais recente:

Dados de inflação nos IBC-BR, EUA no Brasil e decisão de juros na zona do euro são o maior destaque na semana

 Feito Por : Jean Lima

12 de Março de 2023   🕒10:30


Semana que já se inicia pode ser considerada uma calmaria antes da tempestade. Ou, melhores dizendo, uma tempestade menor que precede a outra, mais devastadora. A agenda econômica dos próximos dias prepara o terreno para a Super Quarta, marcada para o dia 22 de março.


O analistas do mercado entendem que a proximidade de uma crise de crédito exigiria uma queda da Selic antes do esperado. Vale lembrar que, recentemente, os juros mais altos foram motivo de tensão entre o governo federal e o Banco Central.

A publicação do BC, tradicionalmente às segundas de manhã, trará as expectativas atualizadas do mercado para os indicadores da economia brasileira-e pode trazer pressão extra à autoridade monetária.

Na sexta-feira dia 17, o índice de atividade econômica IBC-Br - considerado uma prévia do PIB brasileiro - promete manter os investidores ocupados; também permanecer no radar a divulgação da nova âncora fiscal pelo ministro da Economia, Federando Haddad.

O panorama internacional conta com mais indicadores com potencial de abalar as estruturas das bolsas pelo mundo. O cardápio do exterior conta com os números de inflação ao consumidor e ao produtor dos Estados Unidos.

Ainda que o CPI não seja o dado inflacionário preferido da autoridade norte-americana, ele pode dar munição para os operadores do mercado confirmarem as projeções de alta de 50 pontos-base nos juros estadunidenses.

Para fechar, a decisão de juros do Banco Central Europa também aparece entre os destaques dos próximos dias.