Confira o mais recente:

IBOVESPA fecha em queda antes do feriado; dólar sobe

 Feito por : Gean Santos

12 de outubro de 2022   🕒14:58


O dia foi marcado pela cautela no Ibovespa, com os investidores repercutindo um recrudescimento do coronavírus na CHINA, e expectativas mais cautelosas para a economia global.

O mais conhecido dos estereótipos que representam a identidade britânica seja o da pontualidade inegociável - e parece que o Banco da Inglaterra ( BoE, na sigla em inglês ) leva isso muito a sério, principalmente em momentos de forte instabilidade.

Desde que a primeira-ministra Liz Truss anunciou o seu pacote de corte de impostos, os títulos de dívidas ingleses e a libra esterlina vivem dias de grande horror e restou ao BC inglês intervir no mercado.

Mas nas Últimas semanas, o BoE tem garantido a liquidez dos títulos emitindo pelo Tesouro britânico, mas não parece disposto a seguir com planos por muito tempo - e faz questão de deixar isso muito claro.

Já neste momento, o BC inglês é o único comprador dos títulos de dívida de diversos vencimentos, hoje detidos majoritariamente por fundos de pensão que correm o risco de passar por problemas de liquidez assim que o programa do banco central for encerrado.

Mesmo com a expectativa do mercado para que a recompra de ativos ainda continue, Andrew Bailey, chefe do BoE, não se intimidou e deixou claro que esse não será o caso por meio de um recado duro.

 "Minha mensagem para os fundos envolvidos e todas as empresas envolvidas no gerenciamento desses fundos: você tem três dias restantes". Bailey foi o responsável por azedar o humor na reta final do pregão, mas as coisas já não andavam das melhores muito antes.

O dia foi marcado pela cautela, com os investidores repercutindo um recrudescimento do coronavírus na China, expectativas mais cautelosas para a economia global e os sinais de que o Federal Reserve não deve afrouxar a sua política monetária tão cedo.

No Brasil, a véspera de feriado em plena campanha eleitoral adicionou uma camada extra de aversão à risco. O Ibovespa encerrou a sessão com um recuo de 0,96%, aos 114.827 pontos. O dólar à vista subiu 1,57%, a R$ 5,2722.